Tornando o Significado Vivo: O Batismo como Reflexo da Conversão em Cristo

Tornando o Significado Vivo: O Batismo como Reflexo da Conversão em Cristo

Na manhã de Domingo, dia 21 de abril, diversos dos nossos irmão tomaram a decisão de passar pelas águas! Diante desse evento, que sempre nos emociona, nada mais pertinente do que voltarmos ao questionamento:

Por que se Batizar?

Talvez por viver já há muito tempo no meio cristão, você tenha se esquecido da importância que o batismo carrega, ou, sendo recém-convertido a Cristo, talvez não o compreenda muito bem. Portanto, precisamos relembrar do significado do batismo para que este não se torne, em nossos corações, um mero rito religioso, ou um simples padrão a ser seguido por uma organização (A Igreja). O batismo é o reflexo da verdadeira conversão em Cristo: o arrependimento e abandono das velhas práticas.

Quando nos batizamos, declaramos publicamente o impacto de Cristo em nós, o qual nos quebra o orgulho e nos faz reconhecer a soberania da Palavra de Deus por meio do arrependimento. Reconhecendo a pequenez das nossas vidas distantes de Cristo, nos dedicamos, agora, a uma vida completamente Nele.

Nosso relacionamento com Deus, porém, jamais será unilateral. Nós o amamos pois ele nos amou primeiro. E ao passarmos pelas águas, declaramos também, a aceitação de uma realidade de Graça divina, na qual somos completamente perdoados e justificados por intermédio do Filho. A exemplo isso, podemos nos voltar para Mateus 3: 7-9

“No entanto, quando João viu que muitos fariseus e saduceus vinham para onde ele estava batizando, disse‑lhes:

― Raça de víboras! Quem deu a vocês a ideia de fugir da ira que virá? Deem fruto que mostre arrependimento. Não pensem dizer a vocês mesmos: “Temos Abraão como pai”, pois eu digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão.”

Aqui, João adverte os fariseus e saduceus, grupos religiosos da época, pois esses se apoiavam em seus próprios esforços e práticas para alcançar a Deus e achavam que por estarem ligados a Abraão, eram mais santos e dignos. No entanto, o batismo não é uma manifestação de capacidade ou merecimento, mas sim de fé na salvação por meio de Jesus.

“Nele também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo; tendo sido sepultados juntamente com ele no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos” (Colossenses 2.11,12)

Desse modo, o batismo revela publicamente:

  1. A Soberania de Cristo;
  2. Que diante da soberania de Cristo, nos resta o arrependimento;
  3. Que graças a Ele, que nos leva ao arrependimento, podemos ser salvos e perdoados pela Graça de Deus.

Aos nossos irmãos

Diante disso, àqueles que passaram pelas águas neste domingo e também àqueles que a muito tempo já se batizaram, não se esqueçam de trazer à memória, todos os dias, sua declaração de amor e subordinação ao nosso Salvador. Para que tudo que façamos seja com temor e na intenção de matar os desejos da nossa carne que ainda resistem enquanto nosso corpo não é glorificado.

“Pensei que o velho homem tinha morrido nas águas do batismo, mas descobri que o infeliz sabia nadar. Agora tenho que matá-lo todos os dias” – Martinho Lutero

Você tem interesse em se batizar?

Fique atento à próxima abertura do curso de batismo através do nosso site, no grupo da igreja e através do nosso canal no WhatsApp. 

E claro, não podemos deixar de finalizar com algumas fotos do nosso último batismo para prestigiar os nossos irmãos que deram esse passo tão importante.

Confira o álbum completo com as fotos do Batismo de Abril de 2024 clicando aqui!

Posts Recentes

Notícias

20 de maio de 2024

GC’s, o que são os Grupos de Crescimento e a importância dele na igreja!

Notícias

30 de abril de 2024

Tornando o Significado Vivo: O Batismo como Reflexo da Conversão em Cristo

Compaixão

5 de abril de 2024

Sábado da Compaixão: Transformando Vidas e Espalhando Amor